Raio X Certificação ANBIMA

Raio X Certificação ANBIMA

Raio X: Certificação ANBIMA

A necessidade de certificar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas atividades de distribuição e mediação títulos, valores mobiliários e derivativos por uma “instituição de reconhecida capacidade técnica” foi imposta pela Conselho Monetário Nacional através da Resolução 3057/2002 (posteriormente revogada pela Resolução 3158/2003). Desde então, os profissionais que atuam em agências bancárias ou plataformas de atendimento, por exemplo, são obrigados a ter uma Certificação Profissional.

ANBIMA

A ANBIMA(Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais), que tem no seu quadro de associados as principais instituições financeiras do País, tomou para si a responsabilidade de auferir o conhecimentos dos profissionais que atuam na venda de títulos, valores mobiliários e derivativos através dos exames de certificação. Logo, a ANBIMA é a instituição certificadora, sendo responsável por determinar, dentre outras coisas, o conteúdo da prova e estabelecer os critérios para aplicação de prova e as condições para aprovação.

Todos os critérios e regras estão estabelecidos no Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas – Programa de Certificação Continuada. Atualmente, o Programa de Certificação Continuada da ANBIMA é composto por quatro certificações: CPA-10, CPA-20, CEAe CGA. Cada uma das certificações é composta por um conteúdo programático preestabelecido e tem como objetivo auferir os conhecimentos dos profissionais.

Qual certificação devo obter?

A certificação está relacionada às atividades desenvolvidas pelo profissional.

A tabela abaixo sumariza cada certificação as atividades desenvolvidas.

Certificação

Atividades Desenvolvidas

CPA-10

Profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao investidor

CPA-20

Profissionais que atuam na prospecção, venda de produtos de investimento ou manutenção de carteira de investimentos diretamente junto a investidores atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais

CEA

Profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento.

CGA

Profissionais que atuam na gestão de recursos de terceiros, com poder para tomar decisões de investimento.

Fique conosco e tenha uma visão geral de cada uma das certificações sobre: (I) conteúdo, (II) para quem é indicado e (III) a melhor forma de se preparar para prova.

CPAs: CPA-10 e CPA-20

Lançadas em 2002, as Certificações CPA-10(Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) e CPA-20(Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) surgiram para aumentar o nível de conhecimento dos profissionais do mercado financeiro sobre o funcionamento dos mercados e dos produtos de investimentos.

Num primeiro momento, as siglas “CPA-10” e “CPA-20” já transmitem a ideia de níveis. Enquanto a CPA-10certifica os conhecimentos dos Profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao “investidor comum”, a CPA-20busca certificar os conhecimentos do Profissional que atua na prospecção, venda de produtos ou manutenção de carteira de investimentos diretamente junto a investidores atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

Logo, a necessidade de obtenção da certificação está relacionada às atividades desenvolvidas e não aos “cargos”.

Trazendo a definição acima para o “mundo real” e simplificando, se seu objetivo é por exemplo entrar numa vaga de estágio ou trabalhar numa agência bancária com o público de varejo a primeira certificação seria a CPA-10(Certificação Profissional ANBIMA – Série 10). Embora a obtenção de Certificação não seja garantia de obtenção da vaga, a Certificação CPA-10 é a “porta de entrada”. Certamente, ao se deparar com uma oportunidade em uma agência bancária de instituição financeira das menores as maiores, nos requisitos da vaga aparecerá “Certificação CPA-10 será considerado um diferencial”.

Abaixo print de uma vaga de estágio para uma grande instituição financeira. Note que: "Certificação CPA-10 será considerado um diferencial".


Se seu objetivo é trabalhar em canais (agência bancária, plataformas de atendimento) voltados a “alta renda”, a certificação necessária é a CPA-20(Certificação Profissional ANBIMA – Série 20). Se o seu foco é uma agência Personnalité, Estilo, Van Gogh, Private, Corporate e afins, o nível de conhecimento do funcionamento do mercado financeiro e dos produtos de investimentos é mais abrangente e aprofundado, A qualificação técnica do profissional é testada através do exame da Certificação CPA-20(Certificação Profissional – Série 20).